Sempre tive muita curiosidade em visitar o Chile, especialmente por causa das lindas fotos que eu sempre via da Cordilheira dos Andes, do Deserto do Atacama, do Vale Nevado…
Há pouco tempo, meu amigo Cássio e eu visitamos esse surpreendente país que se revelou belo e acolhedor para os turistas, principalmente para os brasileiros que o estão visitando cada vez mais todos os anos.
Passamos 6 dias em sua capital Santiago, visitando a cidade, que tem cerca de 8 milhões de habitantes, e seus arredores.
Fizemos alguns passeios memoráveis, como a visita a Val Paraíso e Viña del Mar, duas cidades litorâneas e bonitas que ficam às margens do Oceano Pacífico. Em Val Paraíso, fizemos um passeio de barco e ficamos a poucos metros de dois leões marinhos. Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de ver esses animais em seu habitat. Foi muito legal!
Em Santiago, visitamos o Cerro San Cristobal, de onde tivemos uma das vistas mais bonitas e impressionantes da cidade de Santiago. A subida e a decida do Cerro são atrações à parte: na subida, pegamos o funicular, que é uma espécie de elevador de madeira que “se arrasta morro acima”; na descida, do outro lado do Cerro, usamos o teleférico e, quando vimos, estávamos perto do Sky Costanera, o prédio mais alto de Santiago e do Chile, com 62 andares. É claro que subimos ao seu topo para apreciar outra linda vista da cidade, acompanhada de um maravilhoso pôr do sol.
Pegamos o metrô para ir até o Templo Ba’hai, um local de oração e muita paz, localizado no sopé da Pré-Cordilheira dos Andes (local com montanhas mais baixas). O templo impressiona por sua arquitetura peculiar, com uma grande cúpula luminosa de 30 metros de altura e 30 metros de diâmetro, parecida com uma flor com 9 pétalas que representam a unidade em um só dígito. Isso evidencia a intenção do templo que é servir de local de oração para todas as religiões do mundo.
Adoramos todos os lugares visitados; porém, nossa estadia no Chile não teria sido completa se não tivéssemos visitado o Vale Nevado, famoso ski resort, que conta com uma estrutura incrível, toda preparada para proporcionar aos turistas e amantes da neve e do gelo momentos inesquecíveis, tanto nas pistas de esqui quando nas de snowboarding. No parque, que fica a mais de 3.000 metros do nível do mar, as temperaturas abaixo de zero e os esportes na neve exigem o uso de roupas e calçados especiais e são uma atração à parte.
Certamente, essa foi uma das muitas viagens que fiz, a qual ficará para sempre na minha memória e marcada em meu coração.








Texto de Aline Fantinel Alves