A Turquia é um país único em muitos aspectos, especialmente em termos geográficos, uma vez que se encontra em dois continentes, o europeu e o asiático. Isso mesmo! Possui 95% das suas terras na Europa e 5% na Ásia. O Estreito do Bósforo, com suas 3 pontes principais, liga a Turquia Europeia à Turquia Asiática.
Fizemos um Cruzeiro de 2 horas por ele. Foi um passeio muito interessante e agradável, pois, dentre outras coisas, pudemos visualizar as diferenças arquitetônicas entre as construções dos dois continentes.
Na Turquia Europeia, vistamos a cidade arqueológica de Éfeso, onde conhecemos a última casa da Virgem Maria. Embora a religião predominante no país seja o Islamismo, esse local é considerado um importante centro de peregrinação católica.
Também, conhecemos várias mesquitas importantes como a Azul e a de Santa Sofia, esta foi construída para ser a Catedral de Constantinopla, capital do Império Bizantino. Ao longo de vários séculos, ela virou museu e hoje é uma mesquita. A Mesquita Azul, por sua vez, impressiona por sua beleza e imponência, tanto externa quanto interna.
Uma das construções mais impressionantes de Istambul é o Aqueduto Romano, o qual consiste em um conjunto de cisternas que abasteceram por vários séculos o Império Romano, com água vinda das montanhas e florestas turcas.
A região da Capadócia é, sem dúvida, uma visita obrigatória para os turistas do mundo todo, tanto por causa das suas paisagens fantásticas e muitos parecidas com o solo lunar, quanto pelo passeio de balão mais famoso do mundo, que ali acontece. Na Capadócia, vistamos os Chaminés de Fadas: edificações nas rochas vulcânicas que serviram de abrigo para o povo turco durante as invasões Otomanas. Exploramos também uma das 300 cidades subterrâneas descobertas no século passado.
Um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi o fato de haver alguns vulcões; inclusive, na Capadócia, vimos, ao longe, o Monte Erciyes, que é um vulcão extinto, com 3.900 metros de altura e coberto de neve a maior parte do ano. Confesso que tirei muitas fotos dele porque era uma visão linda e foi o mais próximo que já cheguei de um vulcão na vida.
Ah, eu não poderia deixar de lembrar aqui o terremoto que ocorreu na Turquia um pouco depois de nossa passagem por lá… Fui surpreendida por esse fato, pois não imaginava haver lá esse perigo. Na verdade, o epicentro do terremoto ocorreu na cidade de Yesilyurt, local um pouco distante de onde fizemos nossos passeios durante a viagem de 12 dias. Mas, mesmo assim, fiquei com a sensação de ter corrido certo risco por lá…
Eu amei a Turquia 🇹🇷 por ser um país moderno e antigo, europeu e asiático. Ainda, fiquei surpresa com seus doces deliciosos e seus chás milagrosos, como o meu querido “chupa-pança. Mas essa é outra história…

































