“Eu devo ter morrido, pensou a mulher. […] A vida após a morte é uma ilusão coletiva, criada para tornar a vida real suportável.”
Assim, se inicia o prólogo de O Segredo Final, o novo livro de Dan Brown, que foi lançado neste último dia 9 de setembro, no mundo inteiro. Com diferentes capas, em diferentes países. Na minha opinião, a capa da versão em português é de longe comparável a de outros países. Sabemos que a capa de um livro é adaptada ao país por alguns fatores como apelo visual, cultural e tendências locais de marketing. Particularmente, eu gostaria de qualquer outra capa, menos a que temos disponível no Brasil.


A trama se passa em Praga, sendo o 6º livro da saga de Robert Langdon, o famoso simbologista, que é um especialista no estudo da simbologia, ciência que estuda os símbolos, sua origem, interpretação e o uso deles para representar ideias, crenças e a própria realidade. Segundos rumores, O Segredo Final seria a aventura final de Robert Langdon, que ainda continua com o seu relógio do Mickey Mouse.
Cercada de mistério, ação e conexões interesses, o livro conta a história de Katherine Solomon, uma proeminente cientista que está prestes a publicar um livro que apresenta descobertas espantosas sobre a natureza da consciência humana, especialmente durante a morte, e ameaça desestabilizar séculos de crença estabelecida. Contudo, ela desaparece com seu manuscrito e Langdon, seu par romântico, se vê perseguido por uma poderosa organização e um adversário assustador saído da mitologia mais antiga de Praga, o Golem.
O conteúdo da trama é atual e trata de um tema sempre polêmico: a mente humana na hora da morte. Veja um pequeno trecho da obra.
“As pessoas à beira da morte veem coisas, sabem coisas, entendem coisas que em geral estão além do nosso alcance. Há quase meio século, a agência (CIA) vem conduzindo pesquisas com o objetivo de utilizar o poder inexplorado da mente humana e, assim, obter informações de inteligência. […] quando esta instalação estiver pronta, estas paredes vão transmitir imagens saídas diretamente de mentes humanas no estado mais alterado de todos, o limiar da morte. Uma experiencia fora do corpo, uma experiencia não local.”
Como um grande fã de Dan Brown, acredito que o livro é muito interessante justamente pela questão da exploração da mente humana no momento da morte e de poder controlar uma mente em vida à distância. Essas são questões atuais, mas que são debate, entre cientistas e comunidade em geral, há muitos anos. Isso sem envolver a religião, na qual o tema da morte sempre esteve presente. “A vida após a morte é uma ilusão coletiva, criada para tornar a vida real suportável.” – diz a Dra. Brigita Gesner, também personagem da trama.
Ao longo das 552 páginas, alguns aspectos peculiares de Robert Langdon são retomados, assim como lendas e histórias antigas de Praga são contadas. Isso tudo, em meio a muito suspense e a tradicional Central de Inteligência Americana (CIA), cria uma atmosfera perfeita para um livro eletrizante. Ainda, o livro contém um mapa da cidade Praga mostrando os pontos citados.
Outro fato curioso nesta trama é que, segundo o que afirma o início do livro, tudo é real: as obras de arte, artefatos, símbolos documentos, experimentos, tecnologias e resultados científicos, além de todas as organizações mencionadas. No fim, Dan Brown escreve uma extensa lista de pessoas a quem agradece pela contribuição ao longo dos sete anos de escrita.
Como já dito, pelo que podemos deduzir, essa foi a aventura final de Robert Langdon. O que será que vem agora?
Você já conhece V.I.X.I. Códigos de Praga? É uma trama no estilo das histórias de Dan Brown que, também se passa em Praga. Veja a sinopse abaixo.
E você está esperando o que para ler VIXI Códigos de Praga?
Na misteriosa cidade de Praga, Ean Blažej, um jornalista solitário e apaixonado por filosofia, dedica grande parte de seu tempo aos livros. Certa noite, tem um pesadelo perturbador. Desde então, anonimamente, passa a receber mensagens e códigos secretos que o confundem, levando-o a diferentes pontos da cidade e a um castelo medieval, conhecido por ser um portal para o inferno. O local esconde uma sociedade secreta. A situação foge do controle quando explosões premeditadas sacodem Praga. Então, Ean se apressa para descobrir o que está além do que os olhos podem ver. Uma aventura detetivesca repleta de ação, mistério, conexões intrigantes e reflexões profundas sobre a solidão na vida moderna.

Você pode adquirir o seu diretamente comigo ou nas plataformas digitais e market places, em e-book e livro físico
Links para adquirir, aqui.