Visite Budapeste, mas cuidado com a Síndrome de Stendhal

Budapeste é uma das cidades mais lindas do mundo sendo dividida pelo Rio Danúbio. Ela oferece muitas atrações de encher os olhos

Tags

Parlamento Húngaro

Dos muitos adjetivos que existem, acredito que aqueles mais elegantes, exuberantes e sinceros podem ser usados para descrever Budapeste, a capital húngara que é cortada pelo famoso Rio Danúbio, antigamente dividida em Buda e Peste, hoje unida em Budapeste. Com algumas das construções mais singulares e, certamente, o parlamento mais bonito do mundo, a cidade encanta os olhos dos turistas e, acredite-me, é impossível não se apaixonar por ela.

Antes, uma pequena história

Em 1817, o escritor francês Stendhal, pseudônimo de Henri-Marie Beyle, fez uma visita à Itália e quando estava na Basílica de Santa Croce em Florença, ficou absolutamente emocionado ao contemplar, no teto, os afrescos do renascentista Giotto di Bondone. Ele teve alucinações e chegou a passar mal. Em decorrência disso, surgiu a Síndrome de Stendhal, que é quando as alterações de espírito são sentidas fisicamente, podendo causar, desde simples aceleração cardíaca, até alucinações e desmaios quando uma pessoa é exposta a obras de arte de extraordinário valor e beleza.

Em Budapeste…

Semelhantemente ao que aconteceu com Stendhal, você pode sofrer um choque pela beleza estonteante ao admirar a cidade, sobretudo se o fizer do alto do Castelo de Buda ou das colinas Gellért, de onde as vistas mais incríveis e exuberantes surgem diante dos seus olhos. A vontade é de ficar horas e horas admirando a beleza das águas azuis do Rio Danúbio, contrastando com o lindíssimo parlamento húngaro, a arquitetura da cidade e do próprio castelo. Conhecer Budapeste é uma experiencia única, acredite.

Uma das partes mais atrativas da cidade são, sem dúvidas, os arredores da Ponte das Correntes que, além de ela ser um marco arquitetônico da cidade, permite uma linda vista do parlamento, do castelo, do rio e das lindas construções ao longo da margem. Caminhando despretensiosamente pela ponte, observando o rio, a cidade e a própria estrutura da construção, que é única, sendo guardada por dois leões em cada lado, é fantástico. Olhar à frente e ao alto, você vê o impressionante Castelo de Buda, um dos mais lindos da Europa… Ao cruzar a ponte, indo à direita, você verá a cidade e a ponte de outra perspectiva. Além disso, verá o parlamento húngaro lindamente aguardando sua câmera para belas fotos (ver foto de capa do texto).

Logo mais, subindo as colinas, chega-se ao Bastião dos Pescadores, que é um terraço em estilo neogótico e neorromânico situado no lado de Buda do rio Danúbio, também sendo uma construção única no mundo que lembra os templos tailandeses. Ali no topo, uma impressionante vista de Budapeste deixa o turista encantando. Aí eu acho que a síndrome de Stendhal começa a se intensificar. Ali, está a lindíssima Igreja de São Matias. Agora, você está na Colina do Castelo, podendo caminhar pelo lindo bairro cheio de construções, restaurantes e turistas. O local é o mais visitado da cidade. Do outro lado, você pode fazer o caminho das cerejeiras e ver o outro lado da capital, Buda.

Ao visitar o Castelo de Buda, você vai se encantar com a linda arquitetura interior e exterior e com a vista do Rio Danúbio e o lado Peste. Em outro momento, para ver a cidade mais do alto ainda e conhecer um dos mais lindos parques europeus, suba a Colina Géllert, admire a cidade e visite a Citadela, caminhe pelo parque, descendo pelos passeios, atentando-se aos mirantes que proporcionam uma vista espetacular da Ponte da Liberdade – Szabadság híd – e arredores. Admire-a e cruze-a, chegando ao grande centro de compras da capital, lotado de lojas de grifes, de souvenirs e restaurantes. Aprecie a região sem pressa e se delicie em um restaurante típico húngaro (veja a foto na galeria)… Tenho certeza de que você vai querer voltar à cidade e vai recomendar que todos a visitem, pelo menos uma vez em suas vidas.

Acesse as contas no Instagram O Mundo by Cássio e Friends and Travels 

Conheça nossos roteiros de viagem e faça parte de nossas aventuras. Viaje conosco entrando em contanto por uma das contas do insta acima ou pelo botão de WhatsApp no canto inferior da página.

Anterior
Próximo

Mais lidos

Gostou? Escreva-nos e conte sua experiência!

Artigos relacionados

Viagens 006
Roma: a capital que merece ser visitada mais vezes
Viagens 005
Turquia: um país em dois continentes
Viagens 004
O fascinante Egito: uma viagem para a vida

Contact Us