Para quem é fã de histórias de suspense, mistério e thriller que misturam cenários como Praga, Roma e até a própria Líbia, país pouco conhecido, os livros podem levar você a viajar pelo mundo, ‘conhecer’ novos locais, sejam eles anônimos ou famosos. Por isso que dizem que ler é viajar e melhor ainda é quando viajamos em meio a histórias que prendem a nossa atenção, proporcionam entretenimento e conforto para a alma.
Além dos cenários acima, neste mês de setembro minhas leituras se passaram pela famosa cidade de Memphis, nos EUA; cidades da Flórida, além de Nova Iorque e Londres. Tais locais habitam o imaginário e desejo de muitas pessoas, mas quando se não pode visitá-las fisicamente, devemos ler para ativar a imaginação e, futuramente, realizar os sonhos de um leitor viajante.
As minhas leituras de setembro me proporcionaram sensações prazerosas quem somente quem se entretém com um livro sabe do que estou falando. Mais especificamente, li o mais novo livro de Dan Brown, O Segredo Final que se passa em Praga. Além dele, li, pela primeira vez, dois livros de John Grisham, escritor americano, que são A Firma e O Resgate, este último sendo a sequência do primeiro.
Dan Brown já frequenta minha vida desde 2007, ano em que li O Código Da Vinci. Desde então, li todos os livros dele, o que me levou a tê-lo como meu escritor favorito. O Segredo Final é a sexta aventura de Robert Langdon, protagonista dos livros do escritor. A história se passa em Praga e envolve muito mistério, certo suspense e uma demanda do leitor para conectar enigmas e claro, surpreender-se com o desfecho do enredo. A obra levou sete anos para ser escrita e publicada e vale a pena dedicar o seu tempo para lê-la. Como sempre, as histórias de Dan Brown exigem atenção, certa dose de rapidez e capacidade de fazer conexões, assim como entender sobre assuntos interessantes ou aprender um pouco sobre eles durante a leitura.
Já no caso de John Grisham, cujos livros leio pela primeira vez neste ano, foi-me uma grata surpresa. Em primeiro lugar, pela trama em si ser muito interessante e prender a atenção. É aquele tipo de livro que você lê mais e mais, pois quer saber o que irá acontecer. A diferença para Dan Brown, é que os livros de Grisham não necessitam uma atenção plena, tampouco demandam conhecimento mais profundo em alguma área, nem agregam ao intelecto. Contudo, são livros excelentes para entreter e distrair a mente, pelo menos, os dois que eu li. Já comprei outros livros dele.
Você já conhece o meu livro V.I.X.I. Códigos de Praga? Então, é no mesmo estilo de Dan Brown, com muitos enigmas, mistério e suspense. Além disso, como o próprio nome diz, a história toda se passa em Praga, dividindo assim, o cenário com O Segredo Final.
Na sequência, deixo as sinopses dos três livros. Altamente recomendo que você invista tempo neles se gosta de uma boa história de mistério.
O Segredo Final – Dan Brown
Robert Langdon, respeitado professor de Simbologia, vai a Praga para assistir a uma palestra revolucionária de Katherine Solomon – uma proeminente cientista e intelectual com quem ele recentemente iniciou um relacionamento.
Katherine está prestes a publicar um livro explosivo que contém descobertas espantosas sobre a natureza da consciência humana e que ameaça desestabilizar séculos de crença estabelecida.
Quando um assassinato brutal transforma a viagem em caos e Katherine desaparece junto com o manuscrito de seu livro, Langdon se vê na mira de uma poderosa organização e perseguido por um adversário assustador saído da mitologia mais antiga de Praga.
À medida que a trama se estende até Londres e Nova York, Langdon tenta desesperadamente encontrar Katherine – e desvendar o que está acontecendo.
Em uma corrida eletrizante pelos mundos opostos da ciência futurista e das tradições místicas, ele descobre a verdade chocante sobre um projeto secreto que mudará para sempre o que a humanidade sabe sobre a mente humana.
A Firma – John Grisham
Quando Mitch McDeere aceita trabalhar na Bendini, Lambert & Locke, em Memphis, tem certeza de que ele e sua linda esposa, Abby, tiraram a sorte grande.
Além de ser uma firma que se orgulha de ter os maiores salários e benefícios do país, ainda lhe oferece um BMW, quita suas dívidas estudantis, arranja um financiamento de imóvel a juros baixos e contrata uma decoradora para sua casa.
Justamente quando começa a achar que tudo parece bom demais para ser verdade, Mitch é procurado por um agente do FBI, que lhe revela informações confidenciais sobre a empresa e lhe diz que ele mesmo está sob investigação.
Ao ser pressionado para se tornar informante, Mitch se vê num beco sem saída. Se não concordar em colaborar, será denunciado à justiça, mas se a firma descobrir seu papel duplo, o preço a pagar pode ser a própria vida.
O Resgate – John Grisham (A sequência de A Firma)
Mitch e Abby McDeere estão de volta após tornarem públicos os crimes do escritório de advocacia Bendini, Lambert & Locke, de Memphis, e fugirem do país.
Quinze anos depois, eles já retornaram aos Estados Unidos e estão morando em Manhattan. Mitch tornou-se sócio de um megaescritório de advocacia internacional e viaja pelo mundo todo – inclusive locais de alta periculosidade.
Um dia, um mentor em Roma lhe pede um favor que o leva à Líbia. Quando uma advogada de sua equipe é sequestrada, Mitch se vê no centro de uma trama sinistra e repleta de tensão, em que um único passo em falso pode levar à execução de sua colega e ameaçar a paz mundial.
Mais uma vez, as ações de Mitch vão colocar seus amigos e familiares em perigo. Só que agora não há para onde fugir, e ele precisará estar o tempo todo um passo à frente dos seus adversários.
Boa leitura!!!